segunda-feira, 11 de março de 2013

Áreas de aplicação da TIC

Para além da informática propriamente dita, as TIC expandem-se para outras áreas, entre as quais se destacam as seguintes: Burótica; Telemática; Controlo e Automação.

** Um computador é uma máquina capaz de aceitar dados, transformá-los, armazená-los e fornecer resultados sob a forma de informação.

Informática

A informática constitui actualmente um domínio muito amplo que diz respeito à concepção, criação, utilização e manutenção de sistemas informáticos. Podemos identificar as seguintes áreas principais em que se subdivide a informática, como actividade científica, técnica e profissional:

- Informática na óptica do hardware – concepção e implementação dos componentes de hardware;
- Informática na óptica do software – concepção e desenvolvimento do software necessário ao funcionamento do hardware;
- Informática na óptica do utilizador – operação e utilização dos sistemas informáticos (hardware + software) para a realização de determinadas tarefas de tratamento de informação, com fins diversificados (elaboração de documentos, manipulação de informação de base de dados, desenho assistido por computador, etc.);
- Informática na óptica dos técnicos de informática ou técnicos de manutenção de sistemas – montagem, manutenção e reparação de sistemas informáticos.





Burótica

Burótica – de bureau, escritório, em francês – designa a aplicação de meios informáticos no tratamento e circulação da informação num escritório ou parte administrativa de uma organização.
Uma outra expressão actualmente utilizada com o mesmo significado é ofimática – de office, escritório, em inglês.
Em qualquer dos casos, trata-se de conceber, adaptar e utilizar meios informáticos para recolher, tratar e fazer circular a informação que interessa a uma organização.




Telemática

A telemática conjuga os meios informáticos (computadores, modems, etc.) com meios de comunicação à distância ou telecomunicações (linhas telefónicas, satélites, etc.).
A própria palavra telemática resulta da conjugação das palavras telecomunicações e informática.

Actualmente a telemática é uma das áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação em grande desenvolvimento e com grandes potencialidades e perspectivas.
A forma mais simples de efectuar uma comunicação telemática é utilizar um modem, ligando um computador pessoal à rede telefónica e, desta forma, entrar em contacto com outro computador igual ao nosso ou com um sistema informático diferente, outros computadores ou redes de computadores.

Actualmente, as comunicações telemáticas passam, na sua maior parte, pela maior rede de âmbito mundial – a Internet. Esta rede interliga milhões de computadores em todo o mundo.


Controlo e Automação

As tecnologias de controlo e automação dizem respeito a sistemas e processos de controlo da produção industrial.

Alguns dos principais domínios já consagrados nesta área são os seguintes:
- Sistemas de aquisição e tratamento de dados (SATD) – sistemas constituídos por sensores e outros dispositivos electrónicos que captam dados do mundo exterior e canalizam-nos para computadores, onde determinados programas fazem o tratamento desses dados;

- Controlo de processos por computador (CPC) – sistemas baseados em sensores e outros dispositivos capazes de controlar processos de produção industrial;

- Robótica – Sistemas electromecânicos (robôs) em que intervêm meios e processos informáticos;

- Computer Aided Manufacturing (CAM) – Sistema de fabrico controlado por computador. por vezes fala-se de CAD/CAM, querendo referir sistemas de conjugação de desenho (CAD – Computer Aided Design) e fabrico (CAM) baseados em computador;

- Computer Integrated Manufacturing (CIM) – Nível mais avançado de fabrico baseado em computadores.

Informação

Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.

Tecnologias da Informação

Tecnologia da Informação (TI) É a área de conhecimento responsável por criar, administrar e manter a gestão da informação através de dispositivos e equipamentos para acesso, operação e armazenamento dos dados, de forma a gerar informações para tomada de decisão.

Tecnologias da Informação e comunicação-TIC

As TIC correspondem a todas as tecnologias que interferem e mediam os processos informacionais e comunicativos dos seres. Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem.


terça-feira, 5 de março de 2013

Sistema operativo






  Sistema operacional ou ainda "software de sistema" é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Embora possa ser executado imediatamente após a máquina ser ligada, a maioria dos computadores pessoais de hoje o executa através de outro programa armazenado em uma memória não-volátil ROM chamado BIOS num processo chamado "bootstrapping", conceito em inglês usado para designar processos auto-sustentáveis, ou seja, capazes de prosseguirem sem ajuda externa. Após executar testes e iniciar os componentes da máquina (monitores, discos, etc), o BIOS procura pelo sistema operacional em alguma unidade de armazenamento, geralmente o Disco Rígido, e a partir daí, o sistema operacional "toma" o controle da máquina. O sistema operacional reveza sua execução com a de outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional.
Segundo alguns autores (Silberschatz et al, 2005; Stallings, 2004; Tanenbaum, 1999), existem dois modos distintos de conceituar um sistema operacional:
  • visão top-down pela perspectiva do usuário ou programador: é uma abstração do hardware, fazendo o papel de intermediário entre o software (programas) e os componentes físicos do computador, o (hardware); ou
  • numa visão bottom-up, de baixo para cima: é um gerenciador de recursos, i.e., que controla quais aplicações (processos) podem ser executadas, quando devem ser executadas e quais recursos (memória, disco, periféricos) podem ser utilizados.